Para cada pessoa que deseja vender um imóvel em 2023 no Brasil, quatro pretendem comprar. Isso é o que aponta um levantamento do QuintoAndar, realizado com 1.500 entrevistados em diversas regiões do Brasil.
Apesar da alta dos juros e do próprio preço dos imóveis, 39% dos entrevistados afirmaram ter a intenção de comprar uma casa ou apartamento ainda neste ano. Por outro lado, apenas 10% dizem que pretendem vender uma propriedade.
Essa disparidade pode indicar uma pressão da demanda por imóveis, o que beneficia os vendedores do mercado imobiliário em 2023.
Por outro lado, a grande maioria ainda deseja comprar um imóvel novo, mas a fatia de quem busca um usado é relevante – e pode aumentar conforme a ideia da compra começa a se concretizar.
Adilson Calvino Cunha
em disse
Olá! A minha realidade é que temos gente vendendo seus imóveis e pouca gente comprando, visto conversa com alguns corretores. Nã posso falar muito pois estou voltando ‘a corretagem, aqui nessa cidade onde vim morar e ainda não conheço o clima imobiliário local.